Eventos
Eventos
O international investment bank S.A. (iibCV), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) & o Joint Fund, anunciou o lançamento da primeira Oferta Pública de Subscrição de Obrigações Verdes em Cabo Verde.
O iibCV, em parceria com o PNUD & o Joint Fund, anunciou hoje, dia 24 de novembro, através da Bolsa de Valores de Cabo Verde, na Sessão Especial de Lançamento da Oferta Pública de Subscrição e Admissão à cotação das Obrigações Verdes iib designadas como “iib Renewable and Energy-Efficiency Green Bond Série E – 3,5% 2023 | 2026”.
Estas obrigações são destinadas a investidores nacionais e estrangeiros, representando um empréstimo obrigacionista do iibCV no montante global inicial de 400.0000.000 CVE (quatrocentos milhões de escudos).
Esta oferta pública tem como finalidade financiar a atividade do iib, complementada pela execução da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, e ainda um objetivo nobre que merece destaque: haverá uma remuneração adicional de 0,5% ao ano sobre o montante total subscrito, destinada ao Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), para financiar o desenvolvimento de projetos relacionados com a geração de energia renovável, eficiência energética, redução da poluição, gestão da água e resíduos, na área da Economia Verde.
As ordens de subscrição podem ser submetidas através da plataforma de negociações Blu-X (www.blu-x.cv) da Bolsa de Valores de Cabo Verde para aqueles que possuem uma conta, ou através do balcão dos bancos operadores de bolsa.
Neste sentido, reconhecemos a importância crucial dos bancos operadores de bolsa, que desempenham um papel fundamental ao receber as ordens de subscrição dos seus clientes, contribuindo assim para o sucesso desta operação.
O international investment Bank S.A. (iibCV) e a Associação Académica da Praia (AAP) celebraram ontem, 5 de dezembro de 2023, a assinatura de um protocolo.
Este acordo visa a concessão de um donativo financeiro por parte do iibCV à AAP, com o propósito de melhorar as condições para a prática desportiva e aprimorar o desempenho da sua equipa sénior de futebol, que participa nas competições futebolísticas de Cabo Verde na época desportiva 2023/2024.
Este compromisso conjunto entre a AAP e o iibCV representa um passo fundamental na promoção do desporto como ferramenta de inclusão social e no desenvolvimento de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social.
A 2ª Edição do Business Breakfast do internacional investment bank, S.A. (iibCV), organizada em colaboração com a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) e enquadrada nas Jornadas Técnicas da XXVI Edição da FeiraInternacional de Cabo-Verde, que decorre na Cidade da Praia, de 15 a 18 de Novembro de 2023, foi um sucesso absoluto!
Sob o tema “Trade Finance – Internacionalização das empresas Cabo-verdianas”, o evento visou abrir discussão sobre as estratégias e as melhores práticas para impulsionar negócios internacionais, com especial foco em métodos eficazes de mitigação de riscos de fluxos comerciais, contou com a presença de várias empresas nacionais, importadoras e exportadoras e de outros stakeholders que acreditam na internacionalização da economia cabo-verdiana.
O Trade Finance é a reposta crucial e incontornável para a Internacionalização.
Esta iniciativa veio reforçar a posição do iibCV como parceiro estratégico das empresas no processo da internacionalização assumindo uma quota de mercado de 39,29% do Trade Finance transacionado em Cabo Verde.
Continuaremos a fomentar a internacionalização e a competitividade das nossas empresas, abrindo caminhos para novas oportunidades e novas relações comerciais.
Um agradecimento especial a todos os presentes, cuja participação foi vital para o sucesso do evento.
Aos oradores convidados, Dr. Manuel Fernandes, especialista em Trade Finance, Dr. Marcos Rodrigues, Presidente da Câmara do Comercio do Sotavento, Dr. Isidoro Gomes, PCA dos Correios de Cabo Verde agradecemos pela sua partilha na construção de novos caminhos para o sucesso do tecido empresarial cabo-verdiano e por evidenciarem que os Bancos devem ser parceiros das empresas no processo de Internacionalização.
O international investment bank S.A (iibCV), alcançou um feito inédito ao tornar-se na primeira instituição financeira africana a listar um ativo sustentável numa das bolsas de valores mais relevantes a nível mundial, a Bolsa de Valores Sustentável do Luxemburgo (LuxSE).
A Blue Bond foi listada na LuxSE no dia 14 de novembro de 2023, em Luxemburgo, com apresentação na Cidade da Praia durante o dia de ontem (22/11/2023), num evento que contou com a honrosa presença do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Eng.º Jorge Santos, do Presidente do Conselho da Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Dr. Miguel Monteiro, do Presidente da Comissão Executiva do iibCV, Dr. Francisco Ferreira, e da ilustre presença (online) da Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores do Luxemburgo (LuxSE).
O Trade Finance é a reposta crucial e incontornável para a Internacionalização.
Esta iniciativa veio reforçar a posição do iibCV como parceiro estratégico das empresas no processo da internacionalização assumindo uma quota de mercado de 39,29% do Trade Finance Esta primeira Listagem Dupla (Dual Listing) torna-se num marco histórico para Cabo Verde, colocando o país no mapa Internacional, como um benchmark na promoção da sustentabilidade dos oceanos.
Esta listagem na LuxSE não apenas coloca o iibCV como a primeira entidade Cabo-Verdiana a listar um ativo sustentável numa Bolsa Internacional, mas também reforça o compromisso contínuo do iibCV com a sustentabilidade dos oceanos e a sua capacidade de atrair investidores comprometidos com causas ambientais e sociais.
LINK: Clique aqui para visualizar
O iibCV, através da Bolsa de Valores (BVC), emitiu com sucesso, pela segunda vez, um Derivado no mercado de Capitais de Cabo Verde.
Este Derivado, intitulado “CREDIT LINKED NOTES – iib PRAE – PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E APOIO À ECONOMIA Série B (4% TANB) – 2023 | 2027,” com um valor nominal das Notes de 5.000.000 escudos cada, alcançou um montante total de 145.000.000 escudos (equivalente a 1,32 milhões de euros).
A emissão do Credit Linked Note (CLN) tem como principal objetivo permitir que os agentes económicos ajustem eficazmente a sua estrutura de financiamento e democratizem o acesso a investidores qualificados, proporcionando um retorno superior ajustado ao risco. Este marco demonstra a confiança dos investidores no iibCV e na economia de Cabo Verde, permitindo que os investidores participem em iniciativas de reestruturação e apoio à economia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. O iibCV reforça, assim, o seu compromisso com o crescimento económico e o mercado de capitais, ao proporcionar soluções financeiras inovadoras para agentes económicos e investidores qualificados. Esperamos que esta emissão do CLN seja o início de muitas outras iniciativas de sucesso que ajudarão a impulsionar o desenvolvimento económico de Cabo Verde.
LINK TCV: Clique aqui para visualizar
À margem da participação do iib na IV Edição do Fórum BODIVA, o iib e a BODIVA assinaram um Memorando de Entendimento focado no desenvolvimento do Mercado de Capitais, no âmbito do desenvolvimento, estruturação e colocação de instrumentos financeiros, assegurando a sua adequabilidade ao mercado.
Paralelamente à participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida pelo Banco Nacional de Angola com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Num fórum de discussão focado no Doing Business em Cabo Verde, realizado na capital Angolana, Luanda, o iib partilhou o seu contributo, debruçando-se sobre componentes distintivas da economia Cabo-verdiana, tais como a estabilidade político-social, a convertibilidade da moeda, a livre circulação de capitais e o peg cambial do escudo Cabo-verdiano (CVE) ao Euro, características que conferem condições ímpares para o investimento estrangeiro.
O international investment bank (“iibCV”) participou na 8ª Edição do Fórum Governance Cabo Verde – Desafios e Oportunidades para Cabo Verde, com foco nos desafios de implementação dos princípios de ESG, evento que contou com a presença dos principais agentes económicos do mercado.
No âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), o iib foi recebido pelo Ministério do Planeamento de Angola, representado pelo Sr. Secretário de Estado para a Economia Dr. Ivan dos Santos, com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Ainda no âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida pelo Ministério das Finanças de Angola, representado pelo Sr. Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro Dr. Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Ainda no âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida O anúncio da emissão pública das Obrigações Azuis iib, denominadas “iib Marine and Ocean-Based Blue Bonds”, que ocorreu no passado mês de Janeiro no evento “THE OCEAN RACE MINDELO SUMMIT”, contou com a presença de ilustres personalidades, entre os quais o Exmo. Sec. Geral das Nações Unidas Eng.º António Guterres, o Exmo. Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde Dr. Ulisses Correia e Silva, o Exmo. Senhor Primeiro Ministro de Portugal Dr. António Costa, bem como os representantes das Bolsas de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).
Enquadrado na sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o iibCV, em parceria com as Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde lançou, entre outubro e dezembro de 2022, o produto “Depósito a Prazo Indexado Solidário Aldeias SOS” e o “iib Solidary Indexed Bond”.
Findo o prazo de comercialização dos referidos produtos, as Aldeias Infantis SOS foram beneficiadas com uma remuneração correspondente a 3.200.000 CVE.
O iibCV foi vencedor em 5 (cinco) diferentes categorias, durante o evento de atribuição dos “Bolsa Awards”, realizado no dia 13 de Maio 2023, no âmbito do 25° aniversário da Bolsa de Valores de Cabo Verde, arrecadando o maior número de prémios atribuídos nessa noite:
No âmbito da execução da sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o international investment bank (iibCV), em parceria com o Ministério da Educação, agraciou os melhores alunos dos cursos de licenciatura das Universidades Cabo-verdianas.
O iibCV realizou o primeiro “Business Breakfast iib”, no Hotel Trópico, no dia 09 de Junho. O evento procurou abordar o atual contexto económico internacional e nacional, a história recente do iib, as nossas causas e concretizações e os nossos resultados, que muito refletem a essência da nossa identidade, a vontade e o espírito das nossas Pessoas.